Arrozeiros mantêm bloqueio até audiência com Lula

Os arrozeiros da Fronteira-Oeste prometem bloquear o ingresso do arroz da Argentina até a reunião das lideranças do setor com o presidente da República. Novos pontos de fronteira poderão ser fechados nos próximos dias
.

Os arrozeiros dos municípios da Fronteira-Oeste gaúcha manterão a barreira em Itaqui, na divisa com a cidade argentina de Alvear, até que as lideranças do setor sejam recebidas pelo presidente Lula. O dirigente arrozeiro Manoel Vargas, de Itaqui, estima que 20 carretas argentinas permanecem carregadas de arroz em Alvear esperando a liberação da pista.

– Com a barreira, as indústrias não estão carregando do lado de lá – revela.

Segundo ele, o movimento de arroz da Argentina pela ponte de Uruguaiana, que faz divisa com Paso de Los Libres, é fraco. Todavia, os arrozeiros lembram que parte da importação de arroz está seguindo de trem ou de navio até São Paulo e o Nordeste brasileiro.

– O nosso objetivo é político, não de impedir mesmo a entrada do grão, pois sabemos que há muito produto entrando no Brasil de trem, de navio e de caminhão por outros pontos de fronteira. Estamos, sim, manifestando nossa contrariedade e expondo o tamanho do prejuízo para todo o setor no Brasil e para as comunidades onde o arroz é fundamental do ponto de vista sócio-econômico – frisou Vargas.

Os arrozeiros de Itaqui estão recebendo o reforço de produtores de arroz de outras cidades da região como São Borja, Maçambará e Alegrete. Segundo Manoel Vargas, nos próximos dias novos pontos de fronteira poderão ser fechados.

– O descontentamento do setor é muito grande e à medida que estão terminando a colheita estão se somando para criar novas barreiras – explicou.

Nesta quinta-feira 5, haverá um almoço com a imprensa da região na barreira. O objetivo é reforçar os argumentos dos produtores e esclarecer às cidades de fronteira sobre os prejuízos que a atual situação das importações de arroz estão causando para estas comunidades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter