Arrozeiros oficializam o início do plantio da safra em Mostardas (RS)

É grande a expectativa do setor para o pronunciamento do secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller.

Neste sábado (5/10), será oficialmente aberta a temporada de plantio da safra de arroz 2013/14 no Brasil, no Parque de Exposições Zé Terra, do Sindicato Rural de Mostardas (RS). A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares promovem a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, com a presença de produtores, técnicos, políticos, líderes setoriais e a comunidade regional. A lavoura simbolicamente semeada neste sábado será colhida no dia 22 de fevereiro, no encerramento da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

É grande a expectativa do setor para o pronunciamento do secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, que deverá antecipar a projeção de safra nacional da Companhia Nacional de Abastecimento e abordará temas como a liberação de estoques públicos na atual temporada, suporte de preços e política de comercialização do arroz para 2014. Ele também falará sobre desafios do arroz gaúcho. “A presença do secretário Geller traz a oportunidade de conhecermos os planos do governo federal para a orizicultura, pelo menos até o período imediatamente posterior à safra”, destaca o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles. O governo federal deve anunciar que não faltarão recursos para mecanismos de comercialização, se estes forem necessários, para os orizicultores do Sul do Brasil.

Para Dornelles, a próxima safra no Rio Grande do Sul deve ser boa, garantir cerca de 65% do abastecimento nacional, mas não apresentará excesso de oferta. Lembra que a previsão do Irga é de um acréscimo de 2% na área, para algo em torno de 1,1 milhão de hectares, número que faz parte da média histórica gaúcha. “A intenção de plantio está de acordo com o cenário de barragens recuperadas e previsão de clima mais seco e favorável ao arroz. Todavia, devemos ressaltar que o cereal plantado em setembro e nos primeiros dias de outubro tende a ter um ciclo maior, pois atrasou a emergência em razão das baixas temperaturas e até da chuva nas regiões produtoras”, revela. O atraso pode chegar a mais de 20 dias.

Alexandre Velho, presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, prevê que cerca de 800 pessoas participarão das atividades programadas na Abertura do Plantio. Segundo ele, o número só não será maior porque muitos produtores da região aproveitam o bom tempo para concluir o preparo das lavouras e a semeadura. “A comunidade está motivada para este evento e a Abertura da Colheita”, comenta. A região está incluída na zona que tem um diferencial na produção arrozeira, pois obteve Indicação Geográfica para o grão lá produzido. Este, por sinal, será um dos temas abordados na programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em fevereiro.

O presidente do Sindicato Rural de Mostardas e Tavares, Jânio Cardoso, que está cedendo a área para a programação técnica, destaca a ampla infraestrutura disponível para receber aos convidados. A programação da Abertura do Plantio começa com um pronunciamento do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, juntamente com Henrique Osório Dornelles, sobre a expectativa do plantio e o cenário desta safra e o evento.

Além da programação técnica e setorial, haverá espaço para atividades sociais como a escolha das soberanas da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, às 20h30min, em jantar-baile no CTG Tropeiros do Litoral.

PROGRAMAÇÃO:

9h: Panorama sobre a Abertura Oficial do Plantio do Arroz – Safra 2013/14, pelos presidentes da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, e do Irga, Cláudio Pereira.
9h30min: Palestra “Desafios para a produção sustentável de soja em várzea”, com dr. Ênio Marchesan, professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
10h15min: Palestra “O solo no contexto da lavoura arrozeira e sistemas associados de produção”, com o professor Ibanor Anghioni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor do Irga.
11h: Palestra “Novo sistema de irrigação para várzeas gaúchas”, promovido pela empresa Delta Plastics.
11h45min: Palestra “Desafios e fortalezas do arroz gaúcho”, pelo secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.
12h30min: Pronunciamento das autoridades.
13h: Abertura Oficial do Plantio do Arroz – Safra 2013/14
13h30min: Almoço
20h30min: Escolha das Soberanas da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no CTG Tropeiros do Litoral.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter