Arrozeiros paraguaios esperam exploração da Bacia do Paraná

Produtividade média deve aumentar em 2 mil quilos por hectare de arroz.

Os produtores de arroz aguardam com expectativa o projeto promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) que visa extrair água do reservatório de Yacyretá para a irrigação de mais de 100.000 hectares nos municípios de San Cosme e Damián, Coronel Bogado, San Cosme e Damián, Ayolas, Santiago e Yabebyry.

Uma vez executado o projeto, ele garantirá a irrigação, que por sua vez aumentará o rendimento da produção de arroz. Dos atuais 7.000 kg por hectare alcançaria facilmente 9.000 kg por hectare. Isso também vai dobrar a área de semeadura e melhorar as condições.

Esta cifra representa números inestimáveis ​​em desenvolvimento e renda econômica, vai dinamizar a economia regional e vai gerar milhares de empregos desde o processo produtivo até a industrialização e exportação.

O estudo de viabilidade já foi aprovado e a previsão é de que em alguns anos comece a ser executado até atingir o topo dos 100 mil hectares integralmente explorados.

1 Comentário

  • Me parece que a nossa midia torce contra o produtor brasileiro e a favor dos paraguaios! Esse é o globalismo que insiste em nos exterminar! Qualquer hora os canhões de Solano Lopez voltarão a fazer fumaça… E os brasileiros que lá estão e que acham vantagem nisso, voltarão de mala, cuia e tererê debaixo do braço!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter