Arrozeiros ultimam detalhes para início do plantio

 Arrozeiros ultimam detalhes para início do plantio

Preparo do solo para cultivo pré-germinado avança no RS ( Foto: Divulgação)

(Por Emater/RS) Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé e Porto Alegre, os produtores preparam o solo, limpam canais e valos de irrigação, realizam entaipamento e procedem as dessecações para os cultivos de plantio direto. As lavouras que adotam sistema de cultivo pré-germinado já se encontram alagadas e, em algumas áreas, ocorrem retoques finais na sistematização. Em outras áreas que ainda apresentavam níveis elevados de umidade, as ações foram suspensas. Na regional de Bagé, como a época de plantio na Campanha ocorre entre outubro e a primeira quinzena de novembro, o risco de atraso do plantio é pequeno.

Com as chuvas, os níveis das barragens se aproximam do volume normal. Na Fronteira Oeste, a necessidade de água para os plantios ainda é preocupante, pois o acumulado em agosto ficou abaixo da normalidade, sendo insuficiente para atingir a capacidade máxima dos reservatórios. Na região de Porto Alegre, as chuvas auxiliaram no enchimento das barragens.

Produtores aceleram ritmo de preparo de solo para a próxima semeadura. Nas áreas previamente inundadas são feitos os últimos ajustes para a semeadura no sistema pré-germinado.

Comercialização (saca de 60 quilos)

No levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do arroz teve redução de 1,06% em relação ao período anterior, passando de R$ 75,78 para R$ 74,98/sc. de 50 quilos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter