As exportações para a Colômbia superaram as expectativas de 2020

O primeiro leilão em 2021 foi realizado em janeiro e, pela primeira vez na história da TPA, subscrito com apenas 8% da tonelagem concedida.

As importações de arroz dos EUA na Colômbia estão crescendo há muitos anos. O Acordo de Promoção Comercial EUA-Colômbia (TPA) de 2012 deu início a uma cota tarifária (TRQ) de arroz dos EUA isento de impostos que posicionou a Colômbia como um dos dez principais mercados de exportação. O acesso ao TRQ dos EUA tem sido fornecido historicamente por meio de três leilões anuais que concedem certificados de importação.

As exportações de arroz dos EUA para a Colômbia em 2020 aumentaram 12% em relação aos níveis de 2019, devido em grande parte a um aumento nas compras do consumidor enquanto a Colômbia anunciava restrições severas à pandemia.

Porém, na segunda metade do ano, a demanda começou a se normalizar com o início da safra nacional, que superou as expectativas de produção, atingindo 590 mil hectares (mais de 1,4 milhão de acres); o valor da safra de arroz colombiana foi supostamente um valor recorde.

Em entrevista, o gerente geral da Fedearroz, Federação Nacional dos Produtores de Arroz da Colômbia, observou que o setor teve boa safra em 2020 com rendimentos decentes e clima favorável. Ainda em 2020, foi firmado acordo de cadeia produtiva entre Ministério da Agricultura, industriais e produtores sobre incentivos ao armazenamento e manejo da safra.

O primeiro leilão em 2021 foi realizado em janeiro e, pela primeira vez na história da TPA,  subscrito com apenas 8% da tonelagem concedida.

“Devido ao resultado sem precedentes deste leilão, é importante que qualquer cota não concedida seja transferida para leilões futuros realizados neste ano civil, para permanecer disponível para uso pelos exportadores neste ano civil”, disse o presidente da entidade industrial do arroz dos EUA, Bobby Hanks, em uma carta enviado esta semana ao Conselho de Administração da COL-RICE em nome da USA Rice.

“Embora a COL-RICE esteja autorizada a definir parâmetros relativos à frequência e tonelagem do leilão, o TPA deixa claro que o aumento da tonelagem da cota anual estará disponível durante todo o ano civil.”

Até o momento, as indústrias de arroz dos Estados Unidos e da Colômbia receberam cada uma US $ 86 milhões para promover a pesquisa e o desenvolvimento do arroz em nos respectivos países.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter