Ásia: Arroz atinge preço máximo em 15 anos com ameaça à oferta
(Por Planeta Arroz*) Frente às crescentes preocupações com a oferta global e o possível impacto da seca na produção tailandesa, os preços do arroz na Ásia atingiram o nível mais alto em quase 15 anos. Esta escalada é agravada pela imposição de restrições a algumas exportações por parte da Índia, o principal exportador mundial do grão.
A diretriz do primeiro-ministro veio depois que o maior exportador, a Índia, proibiu alguns embarques do grão e a Tailândia pediu aos agricultores que reduzissem o plantio. O preço do arroz branco tailandês com 5% quebrado, importante referência asiática, saltou para US$ 648 a tonelada, marcando seu ponto mais caro desde outubro de 2008. Essa alta se traduz em um aumento de preço de quase 50% ao longo do último ano .
A mais recente ameaça à oferta vem da Tailândia, o segundo maior exportador. As autoridades estão incentivando os agricultores a mudar para culturas que precisam de menos água, já que o país se prepara para condições mais secas com o início do El Niño. As chuvas acumuladas na região central, fundamental para o cultivo, estão 40% abaixo do normal, e a medida para interromper o plantio visa economizar água para as residências. O governo já havia pedido aos agricultores que colhessem apenas uma safra este ano.
No mês passado, a Índia estendeu sua proibição de embarques para proteger os suprimentos domésticos , gerando pânico nas compras em alguns países. As restrições exacerbaram os temores de escassez global em um cenário de aumento do consumo global.
O aumento dos preços aumentará as tensões nos mercados mundiais de alimentos, que foram atingidos pelo mau tempo e pela redução da oferta de grãos da região do Mar Negro por causa da guerra da Rússia na Ucrânia.