Ásia: Preços de referência do arroz atingem mínima em 10 anos
(Por AgroDados/Planeta Arroz) O preço de referência do arroz na Ásia caiu para o menor nível em uma década, sinalizando contas de alimentos mais baratas para famílias e países dependentes de importações. Os preços no atacado do arroz branco tailandês 5% quebrado caíram 1,9%, para US$ 355 (RM1.497) a tonelada na quarta-feira, de acordo com a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, o menor nível desde 30 de setembro de 2015.
Embora os preços de exportação levem tempo para chegar aos varejistas, fluxos mais baratos de grandes fornecedores como a Tailândia podem se traduzir em custos mais baixos para o grão, um alimento básico na Ásia, África e partes do Oriente Médio. O arroz é vital para a dieta de bilhões de pessoas e contribui com 50% da ingestão total de calorias de muitas pessoas em partes do Sudeste Asiático.
Os custos do arroz, que atingiram o maior nível em 15 anos em 2024 devido à forte demanda e às preocupações com a oferta, vêm caindo gradualmente à medida que a produção melhora. A produção global de arroz na safra 2025-26 deve atingir o recorde de 556,4 milhões de toneladas, aumentando os estoques, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
As chuvas de monções acima da média na Índia, o maior exportador mundial, também estão impulsionando as perspectivas para a colheita desta temporada. Isso pode melhorar o superávit global e resultar em mais exportações do país do sul da Ásia, que eliminou as restrições à exportação para evitar um excesso de oferta no mercado interno.


