Assentados esperam colher 15,5 mil toneladas de arroz orgânico no RS
(Por Incra/RS) Cerca de 1.300 pessoas participaram, na última sexta-feira, da 19ª edição da Festa da Colheita do Arroz Ecológico, na Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), no assentamento Capela, em Nova Santa Rita (RS). A expectativa dos agricultores cooperativados é de alcançarem uma colheita de 15,5 mil toneladas de arroz orgânico, em base casca, o que representa cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto. A área semeada nesta temporada é de 3.197 hectares, segundo Martielo Webery, do setor de comercialização da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região Porto Alegre (Cootap).
No Rio Grande do Sul está a maior área cultivada de arroz orgânico do país e da América Latina, segundo apurado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) que fornece tecnologias e promove extensão rural juntamente com a Emater/RS nas áreas orizícolas dos assentamentos. Segundo a coordenação do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico, o evento tem o objetivo de celebrar com a sociedade gaúcha a produção orgânica, que é uma alternativa viável diante do cenário de fome e de crises que o país enfrenta, sobretudo a ambiental.
“Temos muito orgulho do projeto de agricultura que construímos, com respeito à vida, às pessoas, à natureza. A nossa produção também é de solidariedade, doando comida a quem precisa de ajuda para não passar fome”, disse. A festa teve atos religiosos, discursos políticos e um almoço, claro, com arroz orgânico.