Associação de Vereadores apoia os produtores de arroz
Legisladores do Vale do Itapocu querem o fortalecimento da cadeia produtiva .
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi se uniu à Arinca (Associação dos Rizicultores do Litoral Norte Catarinense) e Sindarroz/SC – Sindicato da Indústria de Arroz no Estado de Santa Catarina estão encaminhando novos pleitos para o Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura a favor do fortalecimento de toda cadeia produtiva. Na terça-feira (19) a Avevi foi representada pelos vereadores Sandro Jarozinski, de S. João do Itaperiú, e pelo presidente da Câmara de Massaranduba, Ilmar Saplinski, na reunião com o presidente do Sindarroz, Silvério Orzechowski, e com o presidente da Arinca e da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella.
O vereador Sandro Jarozinski destacou que a Avevi está se colocando mais uma vez do lado dos produtores de arroz. Seu colega Ilmar Saplisnki também colocou a preocupação com os produtores e espera a compreensão do governo aos pedidos que estão sendo encaminhados. Orlando Giovanella agradeceu todos os vereadores envolvidos nesta nova ação em favor da rizicultura, que segundo ele passa por uma situação que está se agravando. Ele pediu apoio de toda classe política.
Silvério Orzechowski, do Sindarroz, falou dos encaminhamentos que estão sendo feitos junto aos governos estadual e federal, com a manutenção do atual status tributário, fim da guerra fiscal com alíquota única para todos os Estados e Mercosul, assim como abertura comercial efetiva e isonômica no âmbito do Mercosul, para acesso a insumos, equipamentos e máquinas agrícolas em iguais condições com os parceiros do bloco.
Outro pedido é a revisão do preço mínimo pago por saca e a uniformização das alíquotas do ICMS para produtos da cesta básica nos Estados e que o produto nacional possa competir em igualdade com o importado de países do Mercosul. A Avevi pretende realizar em abril um encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense para expor toda esta situação que preocupa os produtores de arroz e apresentar também outras demandas da região.