Atrasa preparo do solo para o arroz, em Cachoeira do Sul (RS)

Safra está encerrando em Cachoeira com produtividade de 7,2 mil quilos por hectare Safra está encerrando em Cachoeira com produtividade de 7,2 mil quilos por hectare.

A safra de arroz está quase encerrada nas lavouras de Cachoeira do Sul, cuja produtividade chegou a 7,2 mil quilos por hectare, o que representa dois sacos a menos que a estimativa inicial do Irga. A queda ocorreu durante a reta final da colheita, quando foi retirado das lavouras o arroz plantado tarde. Conforme o Irga, a safra chegou esta semana a 99,5% da área de 40.986 hectares cultivados em solo cachoeirense. Com este rendimento, o volume do cereal produzido chegou ao recorde de 295.099 toneladas.

De acordo com o coordenador regional do Irga, agrônomo Jaceguay Barros, apesar de o produtor estar enfrentando uma crise devido à comercialização do cereal com preços abaixo do custo de produção, o momento também é de pensar na nova safra de arroz. “Em 11 meses estaremos colhendo de novo. Para isso é preciso fazer o preparo do solo antecipado para conseguir semear na época adequada e melhorar a produtividade”, frisa Barros.

AGUDO – Os produtores de Agudo, que nesta safra conseguiram atingir a produtividade de 8.235 quilos por hectare, estão com cerca de 50% da lavoura preparada para uma nova semeadura. Em Cachoeira, Barros observa que são raras as propriedades que estão com a terra preparada para o plantio. “O preparo cedo do solo faz parte das técnicas de manejo para a alta produtividade”, destaca Barros. Além disso, os produtores devem fazer a rotação de culturas, uso de sementes certificadas e a prática de análise de solo para aprimorar a fertilização e conseguir elevar o rendimento. No estado, a média por hectare chega a 7.671 quilos, nove sacos a mais que em Cachoeira.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter