Atraso da safra deu fôlego aos preços

Atraso da safra gaúcha deu fôlego aos preços esta semana. Expectativa é de que o aumento do volume de arroz colhido no Rio Grande do Sul, a partir desta semana, aumente a pressão sobre os preços.

A principal razão da pequena reação dos preços do arroz da nova safra ao final do feriadão de Carnaval é o atraso na colheita gaúcha, provocado pelo alongamento de ciclo vegetativo das lavouras. Este fenômeno é resultante das baixas temperaturas, falta de luminosidade e excesso de chuvas de dezembro, principalmente.

Dados do Irga indicam que menos de 1,06% da área plantada (1.028 milhão de hectares) foi colhida até a semana passada. Atualmente, cerca de 3% da área está colhida. A tendência de aumento da área colhida para a próxima semana deve pressionar ainda mais os preços, segundo análise da cadeia produtiva do arroz, reunida hoje em Pelotas.

O Rio Grande do Sul espera colher entre 5,7 e 5,8 milhões de toneladas de arroz. As primeiras lavouras colhidas estão indicando uma média de produtividade acima de 5,9 mil quilos por hectare. Em Dom Pedrito, a média das primeiras lavouras colhidas está acima de 7 mil quilos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter