Audiência busca solução para crise na produção de arroz
(Por Agência Senado) Em audiência nesta quinta-feira (23) com o ministro da Agricultura, Marcos Montes, o senador Lasier Martins (Podemos –RS) cobrou uma solução para a grave crise sofrida pelos pequenos e médios produtores de arroz. O setor sofre com problemas de securitização, aumento do custo da produção que impactou o preço do produto e levou à perda de competitividade no mercado e o crescimento da dívida dos arrozeiros.
O ministro garantiu ao senador apoio para a demanda e afirmou que defenderá, junto ao Ministério da Economia e ao Congresso, um socorro que permita fortalecer o produtor de arroz no país.
“Esse setor sofreu muito os impactos da grave seca que atingiu o Rio Grande do Sul no final do ano passado e início deste. Eles fizeram seguro para a produção agrícola, mas as seguradoras não estão pagando”, explicou Lasier. “Além disso, há o alto custo dos fertilizantes que elevou o gasto da produção”, acrescentou.
O presidente da União Central de Orizicultores de Cachoeira do Sul, Ademar Kochenborger, defende que uma saída seria o governo subsidiar a produção de alimento, pelos menos dos componentes da cesta básica, como o arroz.
O consultor de agronegócios, o gaúcho Celso Ricardo, que também participou da audiência, destacou a necessidade de tornar o produtor de arroz mais competitivo no mercado reduzindo a carga tributária sobre sementes, defensivos agrícolas e insumos em geral e revisar os contratos de importação de alimentos. Os produtores de arroz querem ainda a prorrogação do vencimento das dívidas agrícolas, conforme destacou Stella Luzardo, produtora rural.
O senador Lasier propôs a realização de uma audiência pública para tratar do assunto, com a presença de representantes dos ministérios da Agricultura, da Economia e da Casa Civil. Precisamos encontrar juntos uma saída viável que proteja o produtor, principalmente pequenos e médios, sem prejudicar o consumidor.”