Audiência envolve rizicultores do Baixo São Francisco

 Audiência envolve rizicultores do Baixo São Francisco

A audiência aconteceu nesta terça-feira, 27

Principais problemas do rizicultores foram debatidos
.

Audiência pública marcada pelos mandatos dos deputados João Daniel (PT) e Ana Lúcia (PT), realizada no povoado Serrão, município de Ilha das Flores, debateu, na manhã desta terça-feira, dia 27, os principais problemas enfrentados pelos produtores de arroz de todos os municípios da região do Baixo São Francisco, em especial os do Perímetro Irrigado Betume. O objetivo da audiência foi ouvir as reivindicações desses produtores, debater e buscar soluções, além de comprometer os órgãos públicos federais e estaduais na busca de solução para a região do BSF, em especial os produtores de arroz.

De acordo com o deputado João Daniel, entre as reivindicações está a inadimplência dos produtores decorrente de problemas ligados aos bancos e Codevasf, há mais de 20 anos, até hoje não solucionados. Essa questão envolve 500 famílias. Na avaliação de João Daniel, a solução definitiva seria a anistia.

Cerca de 200 pessoas participaram da audiência, representando 10 municípios da região. O debate de assuntos importantes contou com a presença de produtores rurais; representantes das organizações dos produtores de arroz e do território do BSF; representantes de órgãos públicos federais e estaduais, como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e seu superintendente em Sergipe, Emanoel Carneiro Silva; Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na presença do delegado em Sergipe Adailton dos Santos; Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); Secretaria de Estado da Agricultura, com o secretário Esmeraldo Leal; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); organizações sociais; Território da Cidadania; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; associações; cooperativas; o prefeito de Ilha das Flores; Cristiano Beltrão; vereadores; secretários de agricultura dos municípios.

Na audiência, junto à Conab, debateu-se a questão da comercialização do arroz, sementes e garantia de preço. Já com o MDA, a forma dele ajudar nas políticas do governo federal para a agricultura familiar e produtores de arroz. Com a Codevasf, a questão de estruturação, com obras de infraestrutura, assistência técnica e manutenção do Perímetro de Irrigação Betume.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter