Audiência pública proposta por Heinze debaterá redução no consumo do arroz e do feijão
O debate será realizado no próximo dia 11 de setembro em conjunto com as comissões de Educação e Cultura e Seguridade Social e Família.
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de autoria do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) que propõe a realização de uma audiência pública para discutir as causas e os efeitos da redução do consumo do arroz e do feijão no país. O debate será realizado no próximo dia 11 de setembro em conjunto com as comissões de Educação e Cultura e Seguridade Social e Família.
Dados provenientes de um levantamento da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares de 2003 indicaram que a aquisição alimentar domiciliar anual teve um decréscimo percentual de 46% no arroz e 37% no feijão, em relação ao mesmo período de 1975.
– São vários produtores envolvidos no plantio dessa cultura, e, em longo prazo, essa redução prejudicaria a cadeia produtiva – afirma Heinze.
A reunião também tem como objetivo contribuir para a formulação de políticas públicas para amenizar os efeitos do pouco consumo dos alimentos, em decorrência das mudanças de hábitos e culturas das famílias brasileiras.
Serão convidados especialistas, pesquisadores, membros das Câmaras Setoriais de Arroz e Feijão, empresários, assistência técnica, professores, médicos e nutricionistas, para discutirem os seguintes temas:
– Potencial de produção e situação atual das cadeias produtivas de
arroz e feijão;
– Características nutricionais do arroz e feijão e benefícios à saúde;
– Possibilidades de diversificação da oferta de produtos baseados em arroz, feijão e derivados pela indústria;
– Campanha “Feijão e Arroz: O Par Perfeito” e mecanismos de
financiamento público e privado;
– Obrigatoriedade de inclusão de arroz e feijão na merenda escolar;
– Adição de farinha de arroz à farinha de trigo;
– Dia nacional do Arroz e Feijão.