Audiência pública sobre redução no consumo de arroz e feijão é adiada
O debate foi sugerido pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) baseado em dados provenientes de um levantamento da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares de 2003, que indicaram um decréscimo na aquisição alimentar domiciliar anual de 46% no arroz e 37% no feijão, em relação ao mesmo período de 1975.
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados adiou para o dia 16 de outubro a audiência pública que discutirá a redução de consumo do arroz e feijão e suas causas e conseqüências para saúde humana e para a cadeia produtiva. O debate foi sugerido pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) baseado em dados provenientes de um levantamento da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares de 2003, que indicaram um decréscimo na aquisição alimentar domiciliar anual de 46% no arroz e 37% no feijão, em relação ao mesmo período de 1975.
– São vários produtores envolvidos no plantio dessa cultura, e, em longo prazo, essa redução prejudicaria todos os setores envolvidos com a produção e a comercialização – afirma Heinze.
A reunião também tem como objetivo contribuir para a formulação de políticas públicas para amenizar os efeitos do pouco consumo dos alimentos, em decorrência das mudanças de hábitos e culturas das famílias brasileiras.