Aumento dos preços do arroz causa preocupação no mundo

Os preços do arroz continuam a subir a nível mundial devido à redução dos stocks.

Os preços internacionais do arroz continuam a subir. Em Outubro, o fenómeno esteve ligado à incerteza prevalecente sobre a oferta futura, em função das enchentes que afectaram severamente várias regiões arrozeiras do Sul e Sudeste asiático, informou a imprensa americana no domingo.

A oferta de exportação ainda é suficiente, mas a situação pode agravar-se, já que, para enfrentar as necessidades actuais, os países devem contar com as suas reservas, que vão necessitar de restaurar nos próximos meses. Deste modo, 2011 pode ser um ano crítico e de preços elevados.

A última estimativa da produção mundial aponta para uma nova redução em relação às anteriores. As colheitas devem aumentar apenas 2,5 por cento em comparação a 2009/2010.

Em 2010, a produção deve alcançar 697 milhões de toneladas de arroz em casca (465 milhões de toneladas base arroz branco) contra 681 milhões de toneladas em 2009. Este incremento deve-se principalmente à recuperação da produção na Índia (mais nove por cento), que voltou aos níveis de produção de 2008.

Nos demais países do mundo, a perspectiva de produção é globalmente favorável, excepto na China e, sobretudo, no Paquistão, onde a produção deve declinar cerca de 20 por cento, mas sem grandes consequências para o mercado internacional. Em 2010, apesar das restrições da exportação da Índia e do Paquistão, as projecções do comércio internacional indicam um ligeiro aumento, para 30,6 milhões de toneladas contra 30,1 milhões em 2009, devido às reservas de exportação da Tailândia e do Vietname.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter