Austrália produziu 535 mil toneladas de arroz
Produção da Austrália teve quebra, mas está crescendo focada no mercado asiático. Um dos principais pesquisadores da Austrália estará no Rio Grande do Sul no final do mês para realizar palestra no Seminário Lavoura em Evolução.
A Oficina de Agricultura e Recursos Econômicos da Austrália (Abare) confirmou a produção de 535 mil toneladas de arroz na safra 2003/2004. O prognóstico da instituição governamental é de que a produção para a próxima safra deve chegar a 656 mil toneladas de arroz.
Há um projeto em andamento na Austrália para aumentar a produção, por meio da agregação de tecnologia de alta produtividade, para atender a demanda do mercado asiático nos próximos anos. A safra de 2004 teve quebra superior a 20% na Austrália por causa das baixas temperaturas na etapa reprodutiva crítica, a partir de meados de janeiro até o princípio de fevereiro.
Uma das principais autoridades da nova tecnologia de alta produtividade no arroz irrigado da Austrália, Warwick Clampett, estará em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, nos dias 25 e 26 de junho, proferindo palestra sobre o modelo australiano de alta produtividade no 9º Seminário Lavoura em Evolução.