Bagé lança projeto para aumentar área de arroz
A Associação Rural de Bagé lançará nesta quinta-feira 16 um projeto para ampliar em 40% a área atual da lavoura de arroz.
Nesta quinta-feira 16, às 18h, o salão nobre da Associação/Sindicato Rural de Bagé será palco para assinatura de convênio denominado “Plano de Expansão da Lavoura Orizícola da Região de Bagé”. A solenidade ocorrerá durante o Simpósio Internacional da Ovelha. O projeto visa aumentar a área de arroz irrigado de 25 mil para 35 mil hectares nos municípios de Bagé, Aceguá e Hulha Negra, promovendo ganhos sociais e econômicos.
Durante o coquetel de confraternização Santa Jovita/Vinhos Miolo, além da assinatura do convênio entre entidades parceiras, haverá a entrega dos certificados as pessoas que concluíram o curso Sebrae Ideal. Conforme o presidente da Rural de Bagé, Paulo Ricardo de Souza Dias, após diversos estudos e encaminhamentos foi formatado o plano de expansão que conta com o apoio financeiro da Caixa RS. Dias relata que a intenção de elaborar esse plano é porque existe vocação regional para produção de arroz irrigado.
Além disso, é uma oportunidade de geração de emprego e renda para a região deprimida economicamente. “O mercado nacional é importador de arroz, portanto o aumento da área cultivada tem reflexos positivos na produção de alimentos e na balança comercial brasileira”, salienta.
O projeto visa a construção de cerca de 100 açudes com capacidade média de irrigar 100 hectares de arroz cada. “Os solos e relevo da região apresentam características muito favoráveis para implantação da lavoura orizícola, porém a região é pobre em recursos hídricos naturais, dependendo da armazenagem de água para o cultivo do arroz irrigado, fato pelo qual traça-se este projeto”, observa.