Bagé realiza curso para capatazes de lavoura
Curso integrou a programação do Seminário do Arroz de Bagé e foi ministrado pelo pesquisador do Irga Héctor Ramirez. Objetivo é melhorar o manejo e aumentar a eficiência da lavoura.
Os produtores e trabalhadores estiveram reunidos no início da tarde de ontem para aprender mais sobre técnicas no campo. Uma oficina para Capataz de Lavoura: Manejo da Cultura de Arroz para as Altas produtividades demonstrou técnicas e dicas para atingir o sucesso na lavoura. O curso foi realizado durante o seminário na AABB, ministrado pelo pesquisador da Estação Experimental do Arroz do Irga em Cachoeirinha, Héctor Ramirez.
O palestrante diz que essa atividade é direcionada aos operadores da lavoura com objetivo de levar mais informações a essas pessoas que atuam diretamente no preparo do solo, plantio, cuidados e colheita. Na oficina, Ramirez demonstrou técnicas para atingir uma maior produtividade por hectare. É preciso convencer essas pessoas que a mudança é que trará aumento da produtividade na lavoura, assinala.
Na ocasião, ele mostrou os pontos chaves para obter uma lavoura ideal. Ele relatou sobre a necessidade para o aproveitamento da área, construção de taipas, levando em conta a altura e profundidade de leveiros. Ainda enfocou sobre a necessidade de irrigar quando a planta estiver de três a quatro folhas. O cuidado tem que ser na semeadura, profundidade e velocidade da semeadura para ter uma distribuição correta da semente, esclarece.