Baht fraco deve aumentar exportação de arroz tailandês
(Por Planeta Arroz) A Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia espera que as exportações de arroz da Tailândia continuem aumentando no restante deste ano, ajudadas pelo baht fraco e preços relativamente baixos. O presidente honorário da associação , Chookiat Ophaswongse, disse que está otimista com as perspectivas de exportação de arroz da Tailândia para os meses restantes de 2021, após terem atingido apenas 2,8 milhões de toneladas nos primeiros sete meses, uma média de 400.000 toneladas por mês. Isso está abaixo da meta de exportação média de 500.000 toneladas por mês, ou 3,5 milhões de toneladas durante o período.
Ele considera que os preços do arroz tailandês atualmente são competitivos, levando os importadores a comprarem mais arroz tailandês. O preço free on board (FOB) do arroz branco tailandês 5% está cotado a US $ 380 a tonelada, enquanto o branco indiano está em US $ 370 a tonelada e os grãos semelhantes do Vietnã estão em US $ 380-US $ 385 a tonelada. Os exportadores de arroz esperam uma média de 600.000-700.000 toneladas por mês nos cinco meses restantes do ano.
Enquanto isso, o presidente da Câmara de Comércio da Tailândia, Sanan Angubolkul, disse que a fraqueza do baht é boa, não apenas para as exportações , mas também para os agricultores que terão uma renda mais alta. (* Com informações de NNT)