Baht mais fraco impulsiona exportação de arroz da Tailândia no quarto trimestre
(Por AgroDados/Planeta Arroz) As exportações de arroz devem aumentar no último trimestre, impulsionadas em grande parte por um baht mais fraco, tornando o arroz tailandês mais competitivo e gerando maior demanda global.
Keerati Rushchano, diretora-geral do Departamento de Comércio Exterior, disse que as exportações de arroz começaram a melhorar desde junho, impulsionadas por maiores compras da China, Filipinas, Camarões, Malásia, Moçambique e Cingapura. “As exportações de arroz da Tailândia devem aumentar continuamente no último trimestre, com mais de 700.000 toneladas por mês”, disse ele, citando documentos de licença de exportação em setembro.
As exportações de arroz aumentaram 124,87%, para 877.555 toneladas, com os números de 1 a 18 de outubro aumentando 47,11% para 380.234 toneladas em relação ao mesmo período do ano passado.
Nos primeiros oito meses deste ano, as exportações de arroz da Tailândia somaram 3,18 milhões de toneladas, queda de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, com valor de exportação de 58,68 bilhões de baht, queda de 23,3% no comparativo anual. “No entanto, ainda acreditamos que o país está a caminho de exportar 6 milhões de toneladas de arroz este ano como almejado”, disse ele, citando fatores como o baht mais fraco, o declínio dos casos globais de Covid-19 e o relaxamento das medidas de bloqueio em todo o mundo.
Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, disse que o baht mais fraco, que se desvalorizou 13% em relação ao dólar este ano, resultou em preços de exportação mais baixos do arroz tailandês, tornando-o mais competitivo em relação aos exportadores rivais. Os preços do arroz com 5% quebrados da Tailândia foram cotados a US $ 400 por tonelada, abaixo dos preços do Vietnã, agora cotados a US $ 451 por tonelada.
No início deste ano, os preços do arroz branco tailandês estavam em US $ 520 por tonelada, de acordo com Chookiat. Ele disse que a produção de arroz tailandesa deverá aumentar na safra 2021/2022, com a produção de arroz beneficiado estimada em 20 milhões de toneladas, ante 17 milhões na safra 2020/2021.