Bangladesh: Aumento de 25% na produção de arroz até 2050
(Por Planeta Arroz*) O governo tem como meta um aumento de 25% na produção de arroz até 2050, combinando os esforços dos agricultores, cientistas do arroz e funcionários agrícolas para alimentar a população adicional.
Um grupo de pesquisadores preparou a “Visão do arroz para Bangladesh: 2050” calculando a população projetada até 2050, avaliando o estado das terras cultiváveis, o aumento anual na produção de arroz e as condições climáticas.
A produção do alimento básico será aumentada com o aumento do ganho genético, o cultivo de terras não cultivadas, a mecanização da agricultura e a garantia de preços justos para as safras, disseram os pesquisadores.
Em seminário na capital, o Bangladesh Rice Research Institute (BRRI) apresentou um documento estratégico sobre como aumentar a produção de arroz. Também revelou a capa de um livro intitulado “Doubling Rice Productivity (DRP) in Bangladesh”. O livro é resultado de dois anos de trabalho de 40 pesquisadores.
Apresentando a pesquisa no seminário, o Diretor Geral do BRRI Shajahan Kabir disse que o Departamento de Extensão Agrícola (DAE) teria que desempenhar um papel importante a este respeito, promovendo sementes de arroz de variedades de alto rendimento entre os agricultores.
O DAE teria que organizar lotes de exibição de variedades de arroz de alto rendimento e monitorar o processo geral para que os agricultores preservassem pelo menos 35% de seus produtos como sementes e os distribuíssem entre outros produtores, acrescentou.
O BRRI organizou o seminário por ocasião do “Mujib Borsho”.
Shajahan disse que o DRP é um conceito modelo para a produção sustentável de arroz pelos próximos 30 anos. Não é necessariamente um modelo para dobrar a produção, mas a produtividade.
Seguindo o modelo, Bangladesh cumprirá a Meta de Desenvolvimento Sustentável até 2030 e se tornará um país desenvolvido em 2041, disse ele.
Os pesquisadores disseram que é possível aumentar a produção de arroz do país para 40,7 milhões de toneladas até 2030, 43,9 milhões de toneladas até 2040 e 46,7 milhões de toneladas até 2050.
O país produziu 37,4 milhões de toneladas de arroz no ano passado, segundo dados do BRRI.
Os pesquisadores encontraram 17 ecotipos de arroz para diferentes ecossistemas do país.
Bangladesh terá que alimentar cerca de 215,4 milhões de pessoas em 2050. O consumo anual atual é de 148 kg por pessoa, o que está diminuindo 0,7% ao ano. Assim, espera-se que o consumo anual seja de 133kg por pessoa até 2040.
Atualmente, a produção aumenta 0,34% ao ano. Nesse ritmo, chegar a 47,2 milhões de toneladas em 2050. Pelo modelo utilizado pelos pesquisadores, seriam necessárias 44,6 milhões de toneladas de arroz para o país em 2050.
Considerando todas as probabilidades ambientais, os pesquisadores estabeleceram uma meta de produzir 9,8 toneladas por hectare na safra Boro, 6,2 toneladas por hectare em áreas afetadas pela seca, 7,3 toneladas em áreas atingidas por enchentes e 8,1 toneladas em áreas afetadas pela salinidade até 2030.
Falando no evento como principal convidado, o ministro da Agricultura, Muhammad Abdur Razzaque, disse que o livro publicado pela BRRI funcionaria como uma diretriz para aumentar a produção arrozeira em Bangladesh.
Hoje, Bangladesh ocupa o terceiro lugar na produção de arroz no mundo.
Shamsul Alam, ministro estadual do planejamento, Humanth Bhandari, representante do International Rice Research Institute (IRRI), Md Asadullah, diretor geral do DAE, e Sheikh Mohammad Bokhtiar, presidente executivo do Conselho de Pesquisa Agrícola de Bangladesh, discursaram no seminário, com o secretário senior da Agricultura, Mesbahul Islam, na presidência.