Bangladesh importará 1,7 milhão de toneladas de arroz
(Por Planeta Arroz*) O governo de Bangladesh permitiu que 428 empresários e empresas importassem 1.720.000 toneladas de arroz com uma tarifa mais baixa e o objetivo de manter o mercado de arroz estável.
O Ministério da Alimentação deu a permissão de 17 a 30 de agosto e informou o Ministério do Comércio sobre isso, disse um funcionário.
Na segunda-feira, outras 79 empresas comerciais obtiveram permissão para importar 101.000 toneladas de arroz parboilizado ou branco. Com isso, o Ministério da Alimentação permitiu que um total de 428 empresas importassem cerca de 1.720.000 toneladas de arroz.
No entanto, os importadores terão que comercializar o arroz importado até o dia 25 de setembro próximo.
As demais condições impostas pelo ministério incluem garantir no máximo 5% de grãos quebrados entre o arroz importado, abrir a LC (Carta de Crédito) em até 15 dias e dar ao Ministério da Alimentação as informações relacionadas à LC por e-mail instantaneamente. Além disso, o arroz importado não pode ser reembalado usando o nome dos importadores e o arroz deverá ser vendido em sacos plásticos.
O ministério afirma: “Se alguém não conseguir abrir o LC no prazo estipulado, a permissão será cancelada.”
Em 12 de agosto, o Conselho Nacional da Receita (NBR) emitiu um aviso no jornal reduzindo a tarifa de importação do arroz de 62,5% para 25%, a fim de manter os preços do arroz estáveis no mercado local. A facilidade de redução do imposto de importação permanecerá em vigor até 30 de outubro próximo. O arroz importado já começou a entrar em Bangladesh por meio de portos terrestres, acrescentou o funcionário. (*Com agências internacionais)