Bangladesh lança concurso para importação de 50 mil toneladas de arroz

A quantidade de arroz em casca comprada não ultrapassou 1 por cento das metas para este ano.

O governo abriu uma licitação para comprar 50.000 toneladas de arroz parboilizado nos mercados internacionais para aumentar os estoques e controlar a alta dos preços do alimento básico nos mercados domésticos, de acordo com uma notificação da Diretoria de Alimentos.

Este foi o terceiro concurso lançado pelo escritório de alimentos no último mês.

O governo aprovou anteriormente duas licitações anteriores para comprar 100.000 toneladas de arroz de dois fornecedores indianos.

A mudança ocorre em um momento em que o preço do arroz está disparando devido à escassez nos armazéns públicos que decorre da lentidão nas compras durante a atual temporada de colheita de Aman.

Desde o início do período de aquisição de arroz neste ano, a Diretoria de Alimentos conseguiu adquirir apenas 115 toneladas de arroz em casca e 5.900 toneladas de arroz de agricultores e moleiros até 10 de dezembro.

A quantidade de arroz em casca comprada não ultrapassou 1 por cento das metas para este ano.

Isso resultou na falta de ganhos nas reduções de estado.

Em 10 de dezembro, os estoques de arroz e trigo estavam em 7,7 lakh  (x10.000) toneladas, queda de 44% com relação ao ano anterior de 13,85 lakh toneladas.

Sarwar Mahmud, diretor-geral da Diretoria de Alimentos, disse que seu escritório planeja comprar mais arroz.

“Também vamos abrir licitação para comprar 100 mil toneladas de trigo do mercado internacional”, acrescentou.

O governo importou 2,15 lakh toneladas de trigo entre 1º de julho e 10 de dezembro deste ano fiscal. A quantidade comprada foi de 59 por cento da importação total de arroz do governo no ano fiscal de 2019-20, quando foi de 3,67 toneladas lakh.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter