Barragem do Capané ganhará vertedouro
A estrutura deve diminuir a velocidade de escoamento da água e evitar que enxurradas causem estragos na região. Em épocas de chuvas fortes, crateras eram abertas em uma estrada municipal de Cachoeira do Sul.
Esperado há 40 anos pelos produtores de arroz de Cachoeira do Sul, o vertedouro da Barragem do Capané começou a ganhar forma nesta terça-feira (14). O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, assinou contrato com a empresa Britadeira Farroupilha, que irá executar as obras. Com investimentos de R$ 1,2 milhão, a nova estrutura canalizará a água quando o nível atingir a uma altura pré-determinada.
De acordo com Fischer, a obra deve estar concluída em seis meses. “O vertedouro estará funcionando já no inverno”, ressaltou. “A construção é a realização de um antigo sonho dos produtores da Capané”, acrescentou, ao destacar o apoio do Governo do Estado. A Barragem do Capané está entre as cinco maiores do Rio Grande do Sul. Cerca de 60 produtores utilizam a água do local para irrigar as lavouras. Conforme estimativas do Instituto, são 5,1 mil hectares irrigados.
A estrutura deve diminuir a velocidade de escoamento da água e evitar que enxurradas causem estragos na região. Em épocas de chuvas fortes, crateras eram abertas em uma estrada municipal de Cachoeira do Sul. O projeto do vertedouro foi desenvolvido pela Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água. Segundo o titular da pasta, Rogério Porto, a obra representa “um grande legado, de visão de futuro e desenvolvimento”.
Para o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti, a nova estrutura também poderá proporcionar um aumento de produção, além de trazer ganhos para a lavoura de arroz do Estado. “O Governo foi sensível a esse pedido”, disse. Participaram da assinatura, na área da Barragem do Capané, os diretores do Irga, comercial, Rubens Silveira, e administrativo, Rafael Mallmann.