Basf firma parceria para produto híbrido
Seis materiais estão em teste no Rio Grande do Sul, em três áreas.
A Basf e o grupo gaúcho AP Desenvolvimento de Arroz anunciaram ontem uma parceria de 10 anos para fomentar a produção de híbridos e de variedades de arroz para o mercado brasileiro.
Hoje, apenas 4% do produto cultivado no País é híbrido. “Mas acreditamos que em oito a dez anos essa fatia pode chegar a 20% ou 25% do total”, afirma o vice-presidente do grupo Corrêa da Silva e líder do programa de híbrido da AP Desenvolvimento de Arroz, Haroldo Pimentel Stumpf.
De acordo com o gerente sênior de marketing de sementes da Basf, Mairson Santana, não se trata da entrada da companhia no mercado de sementes da cultura, uma vez que o resultado dessa parceria será uma co-propriedade e levado ao mercado pela rede de licenciados. “Acreditamos que o híbrido é viável e que esse tipo de apoio é importante.” Desde que adquiriu o negócio de sementes da Bayer, a empresa atua com soja e algodão. A Basf tem 29% de market share em proteção de cultivos de arroz no País. Seis materiais estão em teste no Rio Grande do Sul, em três áreas. As pesquisas tiveram início em Penedo (AL). “Se tivermos material comercial, poderá vir daqui a três safras”, diz Santana.