Bayer indenizará produtores de arroz dos EUA por contaminação com transgênico

 Bayer indenizará produtores de arroz dos EUA por contaminação com transgênico

(Por Planeta Arroz, via Dow Jones) A Bayer AG começará a enviar pagamentos, a título de indenização, no início do ano que vem a milhares de produtores de arroz dos EUA como parte de um acordo de US$ 750 milhões fechado pela empresa em um processo judicial decorrente de danos ao mercado causados ​​pela contaminação de arroz geneticamente modificado.

A Bayer e os advogados dos autores disseram na quinta-feira que atingiram um limite para acionar os pagamentos. O acordo, anunciado em julho, não era vinculativo até que fazendeiros suficientes apresentassem reivindicações para responder por 85% da safra de arroz em casca plantada entre 2006 e 2010.

O acordo conclui um caso de quatro anos que se seguiu à revelação de que traços de duas linhagens de arroz geneticamente modificado, que não tinham sido aprovadas por reguladores federais, tinham entrado no fornecimento dos EUA. A revelação levou vários clientes de exportação a proibir o arroz dos EUA ou impor requisitos de testes rigorosos antes de permitir sua entrada no país, o que fez os preços dos EUA despencarem.

A primeira rodada de pagamentos aos agricultores deve começar no início de janeiro, disse Don Downing, advogado de St. Louis e um dos dois defensores nomeados para liderar o caso dos demandantes.

A contaminação ocorreu entre 1998 e 2001, durante experimentos com a cepa de arroz em locais de teste nos EUA. Na época, as cepas eram de propriedade da empresa química Aventis e foram projetadas para tornar o arroz resistente ao herbicida da própria empresa. A Bayer comprou partes da Aventis, incluindo as cepas de arroz, em outubro de 2001 e as tornou parte de sua subsidiária Bayer CropScience.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter