Beneficiamento e saídas de arroz voltam a crescer em agosto

Movimentações cresceram 10% sobre o mês anterior. O beneficiamento total de arroz e a saída de matéria prima do Rio Grande do Sul, no mês de agosto de 2010, alcançaram 540,4 mil toneladas, base casca.

O levantamento do Irga com base na arrecadação da taxa CDO (Cooperação e Defesa da Orizicultura), conforme dados da Secretaria da Fazenda do Estado, indicam que o beneficiamento total de arroz e a saída de matéria prima do Rio Grande do Sul, no mês de agosto de 2010, alcançaram 540,4 mil toneladas, base casca.

O volume do mês de agosto apresentou recuperação de 10% em relação ao mês de julho, depois de dois meses consecutivos de queda no beneficiamento e nas saídas de arroz em casca.

Nos primeiro semestre do ano agrícola (março a agosto) as movimentações alcançaram quase 3,1 milhões de toneladas, correspondendo a, aproximadamente, 50% da comercialização da safra gaúcha em 2010, mantendo o percentual histórico de comercialização de 8% da produção, na média mensal.

No primeiro semestre de 2009, as movimentações de arroz no Rio Grande do Sul atingiram 3,5 milhões de toneladas, mas deve-se considerar que em igual período, as exportações alcançaram um montante superior a 2010, em torno de 300 mil toneladas, o que justifica a redução das movimentações, em igual período, em 2010.

No primeiro semestre de 2009, as exportações representaram 14,5% das movimentações, enquanto em 2010, (ainda não computado os números de agosto), as vendas externas representaram apenas 7% do total do beneficiamento e das saídas do arroz em casca.

Segundo o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, a redução na comercialização deve-se, principalmente, a retração das vendas externas, mas também compensada pela menor disponibilidade de oferta devido a quebra safra do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter