Bié aumenta produção de arroz

O diretor provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Felismino Rodrigues da Costa disse que nos próximos dias serão distribuídas as máquinas aos produtores de arroz, das localidades de Camacupa, Catabola, Kuemba e Kuito.

O setor da Agricultura na Província do Bié, em Angola, aposta, durante este ano, no aumento da produção de arroz, com a distribuição de cinco máquinas para o descasque do produto.

O diretor provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Felismino Rodrigues da Costa, em declarações à Angop, disse que nos próximos dias serão distribuídas as máquinas aos produtores de arroz, das localidades de Camacupa, Catabola, Kuemba e Kuito.

O responsável instou o empresariado local a investir também no cultivo do arroz e outros cereais, de modo a contribuir no aumento da produção do produto.

Para além da aquisição de novas máquinas de descasque, o setor trabalha igualmente no sentido de melhorar o método de comercialização do produto, visando maior rentabilidade, bem como incentivar os produtores a não abandonar o cultivo.

Informou que o seu setor vai igualmente distribuír 48 tratores para reforçar a Empresa de Mecanização Agrícola (MECANACRO) e desbravar mais de um milhão de hectares de terra na região.

Acrescentou que para a campanha agrícola que se avizinha estão já disponíveis, pelo menos mil toneladas de semente de milho, 200 de feijão, sementes de amendoim, batata rena, plantas de mandioqueira, bem como instrumentos de trabalho diversos, nomeadamente, enxadas, catanas, limas, charruas entre outros.

Para facilitar as trocas comerciais entre produtores e consumidores, o governo da província adquiriu no presente ano, 600 carros de tração animal (carroças), e recuperou vários troços (picadas) e pontes de pequena dimensão em diversas circunscrições da província.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter