Blairo Maggi acompanha colheita em aldeia indígena

Índios do Mato Grosso estão plantando arroz dentro de programa estadual de apoio à agricultura.

Dando continuidade à política estabelecida de proporcionar melhores condições de vida aos povos indígenas do Mato Grosso e também de buscar condições pacíficas entre índios e produtores rurais, o governador Blairo Maggi participou da colheita de arroz realizada na aldeia xavante Areões, a 20 quilômetros do município de Água Boa.

A ação é uma demonstração de que o Estado procura incentivar a cultura e a diversidade dos povos indígenas, projetos de economia auto-sustentável, de acordo com atividades de conhecimento de capacidade de cada um deles.

PARCERIA

A estrutura para plantio, de sementes a máquinas, como também a colheita, armazenamento, transporte e comercialização do arroz produzido na aldeia, foi viabilizada por meio de uma parceria com produtores rurais da região e Fundação Nacional do Índio (Funai).

“É a melhor alternativa que encontramos para dar respeito e dignidade aos nossos índios, proporcionando alternativa econômica e de alimentação para eles. O que resolve problemas como a falta de alimentação são ações concretas como essa”, destacou o prefeito do município, Maurício Tonhá.

A produção, plantada em cerca de 100 hectares, já foi comercializada e será revertida para as outras aldeias – Areões 2, no município de Nova Nazaré, e Pimentel Barbosa.

Os caciques das aldeias agradeceram o empenho do governador em proporcionar aos povos indígenas de Mato Grosso a dignidade e o respeito que esperam.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter