Bloqueio pode chegar à fronteira com Uruguai

Policiais monitoraram protesto ontem em Itaqui .

Os arrozeiros gaúchos planejam estender o bloqueio às cargas de arroz do Mercosul à fronteira com o Uruguai. O movimento, em municípios como Quaraí e Barra do Quaraí, na divisa com Artigas e Bella Union, pode ser deflagrado hoje à tarde na assembléia estadual em Itaqui, onde os arrozeiros decidiram manter o bloqueio que impede o ingresso de 10 carretas de arroz na divisa com a Argentina.

Os produtores garantem que só irão desobstruir a via se houver ordem judicial ou resposta do governo Lula.

– Estamos cansados de esperar pelo governo federal. Com esta postura eles estão criando um novo endividamento – reclamou o presidente do Sindicato Rural, Pedro Monteiro Neto. A empresa Vanar, responsável pela exportação, planejava entrar com uma ação na justiça de Uruguaiana para liberar as cargas, mas até ontem à noite isso não havia ocorrido.

A prorrogação dos custeios e a adoção de medidas compensatórias às importações do Mercosul encabeçam a lista de reivindicações dos agricultores. O setor ainda pede prorrogação da securitização do Pesa e do Recoop.

O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) negocia com o governo a edição de uma medida provisória já que as emendas apresentadas à MP 252 serão analisadas apenas em agosto. O deputado Jerônimo Goergen (PP) articula apoio para conseguir aprovar o PL 102/05.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter