Bolsonaro negocia acordos de petróleo e arroz no Suriname e Guiana
(Por R7) O presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja nesta quinta-feira (20) para o Suriname, onde terá uma reunião com o vice-presidente do país, Ronnie Brunswijk, e autoridades locais. Em seguida, será recepcionado em um almoço. Segundo o presidente brasileiro, descobertas importantes de petróleo e gás no Suriname e na Guiana são do interesse do Brasil.
“Eles têm lá reservas de arroz para vender pra gente. Descobriram lá grandes reservas de petróleo e gás natural. Tem questões de defesa também. Também tem uma agricultura ali que, em parte interessa, para gente. De vez em quando o arroz deles abastece Roraima, o Norte do Brasil. Depois que demarcaram a área de Raposa Serra do Sol, incluindo as áreas de rizicultura, nem sempre há autossuficiência para isso. Eles vão fazer pedido para nós também, em questão de infraestrutura”, disse.
Nesta quinta-feira, 21, o chefe do Executivo brasileiro vai se reunir com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan. Nos encontros, o governo brasileiro.
Na semana que vem Jair Bolsonaro terá mais um compromisso na América do Sul: vai participar em Cartagena, na Colômbia, da Cúpula do Prosul, o grupo criado por líderes sul-americanos pra discutir o desenvolvimento da região.