Bomba de 340kg e mais de 40 anos é encontrada em lavoura de arroz
Guerra do Vietnã terminou há quase 50 anos, mas ainda há 800 mil toneladas de explosivos não detonados no país, parte nas lavouras de arroz.
Especialistas em eliminação de bombas na província de Binh Thuan, centro-sul do Vietnã, removeram um artefato explosivo americano MK-117 de 340 quilos que sobrou da Guerra do Vietnã, carregando 183 quilos de explosivos. A bomba, com 2,16 metros de comprimento e 0,4 metros de diâmetro, foi encontrada em um campo de arroz da Comuna Sung Nhon, no distrito de Duc Linh, na província centro-sul do Vietnã.
De acordo com o comando militar provincial, a bomba MK-117 foi descoberta por fazendeiros locais durante os trabalhos nos campos de arroz. Especialistas detonaram o artefato, ainda ativo, em local seguro. A Guerra do Vietnã terminou em 1975, há mais de 45 anos, mas cerca de 800.000 toneladas de munições não detonadas permanecem espalhadas por todo o país, de acordo com dados do governo.
1 Comentário
Além das bombas, existe a contaminação do solo e até possivelmente dos aquíferos mais superficiais pelo ‘ agente laranja ‘ que é 2-4-d mais 2-4-5-t formando um composto altamente persistente no meio ambiente e cancerigeno para humanos , animais, e até mesmo para as culturas produzidas pelos terrenos contaminados. Problema sério para quem compra arroz deste país exportador.