Bons preços incentivam cultivo de arroz no RS
O Rio Grande do Sul, principal estado produtor, está com cerca de 50% da área plantada, mas com um pequeno atraso, em conseqüência do excesso de chuvas das últimas semanas.
A expectativa de bons preços do arroz, em razão do aumento da demanda, aliada aos bons níveis dos mananciais no Rio Grande do Sul, devido às chuvas ocorridas em meses anteriores, geraram incentivo para o incremento de área plantada que está estimada entre 0,3% a 1,7%, com relação a safra 2007/2008, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
O Rio Grande do Sul, principal estado produtor, está com cerca de 50% da área plantada, mas com um pequeno atraso, em conseqüência do excesso de chuvas das últimas semanas. A companhia acredita que a previsão de aumento de área será mantida e com um pacote tecnológico prevê-se um aumento na produtividade média regional, que pode afetar, positivamente, a produção nacional.
No Mato Grosso, onde predomina o plantio do arroz de sequeiro, haverá redução de área entre 2% a 4%, se comparada à safra passada. As principais causas são a menor rentabilidade deste grão em relação à soja e a diminuição das áreas de abertura neste estado.