Brasil é o maior parceiro do Uruguai e pode importar mais

No primeiro trimestre de 2004 o Brasil foi o maior importador e exportador em volumes e recursos do país vizinho.

Dirigentes uruguaios divulgaram oficialmente esta semana que o Brasil foi o maior e mais importante sócio comercial do Uruguai neste primeiro trimestre de 2004 graças ao fluxo de importações e exportações e produtos agropecuários, bens em geral e serviços.

A embaixada brasileira no Uruguai ainda informou que as importações devem crescer no segundo semestre, principalmente no setor agropecuário e com destaque para carnes e arroz. O arroz é o principal produto que o Uruguai exporta para o Brasil.

No momento, porém, os arrozeiros e empresas uruguaias estão com sérios problemas, pois não conseguem preços competitivos na cultura do arroz. Esta semana a indústria gaúcha recebeu ofertas de produto uruguaio com cotação (posta na indústria) acima de R$ 33,00, o que representa uma diferença superior a R$ 1,50 – em algumas regiões – por saco no mercado interno.

O arroz do país vizinho perdeu competitividade pela entrada em vigor do novo sistema de cobrança de PIS/Cofins, que onera as importações em até 9,25% na entrada do produto.

Mesmo assim, os produtores uruguaios encontraram outra alternativa. A The Rice Company informou esta semana aos arrozeiros gaúchos que fechou a compra de uma carga de 20 mil toneladas do produto em casca – que havia ofertado ao Rio Grande do Sul – com produtores uruguaios.

Os gaúchos ainda não fecharam o programa de exportação e não tinham o volume necessário disponível para esta semana. Mesmo assim, foram 20 mil toneladas que deixaram de ingressar no mercado interno brasileiro ou pressionar por excesso de estoque no Mercosul neste momento de grande expectativa e baixa de preços no Brasil.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter