Brusone da folha ataca cedo as lavouras de arroz dos EUA
(Por Farm Progress) A brusone, doença fúngica causada pelo patógeno Magnaporthe oryzae, antecipou-se nesta temporada de produção de arroz do Arkansas, nos Estados Unidos. Ela é mais comumente observada durante os estágios vegetativos tardios até os estágios reprodutivos iniciais da planta de arroz. Nesta temporada, lavouras estadunidenses estão apresentando ocorrências nos estágios de crescimento reprodutivo muito rapidamente, com relatos da doença ter surgido já na primeira semana de junho.
“Recebemos relatos de brusone do arroz nos condados de Cross e Randolph mais cedo do que o normal este ano”, disse Camila Nicolli, patologista de extensão vegetal da Divisão de Agricultura do Sistema da Universidade de Arkansas. “As condições úmidas combinadas com o desenvolvimento inicial do arroz impulsionaram o surgimento precoce.”
Como a doença pode levar a perdas significativas de rendimento, Nicolli recomenda aos agricultores monitorarem permanentemente as suas lavouras.
“O reconhecimento é especialmente importante em campos com histórico de brusone ou com condições que favorecem a doença, como áreas baixas, cercadas por linhas de árvores e campos com cultivares suscetíveis”, disse a pesquisadora. “Concentre os esforços de exploração nas linhas de árvores, bordas de campos secos, diques e áreas com copas mais verdes e densas devido ao excesso de nitrogênio.”
Os sintomas podem ser encontrados abrindo a copa para inspecionar as folhas inferiores. Aqueles que procuram a brusone nas folhas devem procurar pequenas lesões em forma de diamante com centros cinza e margens marrons. Os primeiros sintomas podem aparecer como manchas pretas acinzentadas.
Quanto às opções de tratamento, Nicolli recomenda não usar fungicidas, a menos que a doença já tenha chegado ao nível de dano. “Recomendamos, inicialmente, aumentar a profundidade da inundação para 10 centímetros até suprimir o desenvolvimento da doença nos estágios iniciais”, destacou ela. “A aplicação de fungicida pode ser considerada para prevenção da brusone do pescoço e da panícula.”