Bühler Internacional apresenta sistema modular de limpeza de grãos
Sistema garante limpeza e pré-limpeza de grãos com alta eficiência produtiva e menor demanda energética e de espaço.
A Bühler introduziu no mercado o novíssimo Vitaris, um sistema modular para limpeza de grãos que permite aos engenhos processar um produto final de alta qualidade de maneira confiável e eficiente.
Quando o trigo e outros grãos chegam ao moinho, eles contêm muitos tipos diferentes de impurezas que entraram na mistura em diferentes estágios. Metal, pedras, ervas daninhas, outros grãos e detritos em geral podem se tornar parte da mistura durante a produção, colheita, armazenamento e transporte. Grãos chochos, ardidos, quebrados, doentes e danificados devem ser removidos.
Se essas impurezas forem deixadas na mistura, ela afetará a qualidade e o odor da farinha ou grão, e poderá representar perda econômica ou até um risco à saúde. Certas impurezas também afetam a eficiência das máquinas de processamento. "A limpeza é, portanto, uma etapa essencial no processo industrial e que, em última análise, tem o impacto mais significativo na qualidade da farinha ou do grão polido".
A remoção de cada um desses tipos diversos de impureza requer um processo específico – e, portanto, um tipo diferente de máquina.
O sistema de limpeza modular Vitaris consiste em quatro máquinas combináveis com requisitos mínimos de espaço e tecnologia de economia de energia.
Como módulos independentes, cada equipamento executa uma tarefa específica no ciclo de limpeza de grãos, removendo e separando partículas e impurezas finas e de curso.
As indústrias podem implantar máquinas individuais ou adicionar e combinar os módulos desde o início ou posteriormente, de acordo com seus requisitos individuais.
O sistema geral de limpeza da Bühler, bem como cada componente individual, oferece uma solução eficiente em termos de espaço. Isso foi alcançado projetando layouts de máquinas inteligentes nos quais elementos e componentes individuais são dispostos verticalmente.
Além disso, o consumo de ar fresco foi reduzido em uma versão que recircula o ar. A avançada tecnologia de reciclagem de ar reduz a quantidade demandada em até 90% e, posteriormente, reduz a superfície geral do filtro e, portanto, a manutenção. Em vez de regular manualmente o fluxo de ar por abas, os ajustes são realizados através de conversores de frequência elétricos, economizando até 15% de energia.
Todas as máquinas do sistema são pré-instaladas. Conectado à fonte de alimentação da planta em um ponto central, não é necessário cabeamento adicional e os custos de instalação são reduzidos ao mínimo.
O sistema de limpeza Vitaris é composto por quatro máquinas:
* Aspirador de reciclagem de ar MVST para remoção de poeira e partículas de luz antes da limpeza
* Separador MTRD para classificar materiais do curso a partir de partículas finas
* MTCH combinador para remoção de impurezas com maior peso específico e classificação de grãos em frações pesadas e de alta densidade
* Aspirador de ar de reciclagem MVSS para remoção de impurezas finas e poeira
O separador Vitaris MTRD alcança um alto rendimento de até 24 toneladas por hora no processo de limpeza e até 50 toneladas por hora para pré-limpeza na entrada de grãos em silos.
Opcionalmente, uma unidade de reciclagem de ar pode ser conectada a montante ou um canal de aspiração a jusante.
Peneiras de aço inoxidável, peças plásticas aprovadas pela FDA e omissão de pregos, pelúcia e feltro permitem altos padrões sanitários. Além disso, o design fechado da máquina evita que peças estranhas caiam no produto.
Reutilizando a maior parte do ar de processo limpo, o combinador Vitaris MTCH separa eficientemente produtos misturados e de alta densidade e impurezas com peso específico, como pedras e vidro. Graças aos separadores de ar recirculantes integrados, a máquina requer pouco ar fresco, economizando energia.
A separação de poeira integrada está disponível com ar fresco ou operação de reciclagem de ar. A combinação de destonador e concentrador permite a separação de partículas com alto peso específico, como pedras e vidro, e a divisão do fluxo de materiais em alta densidade e frações mistas.
Separando diferentes produtos de acordo com seu peso específico, o aspirador compacto Vitaris MVST requer apenas um mínimo de espaço. Graças ao dispositivo alimentador localizado centralmente, o MVST exige um mínimo de altura de instalação. Para produtos de fluxo livre, um dispositivo de alimentação ativo está disponível.
O aspirador de reciclagem de ar MVST ocupa 30% menos altura do que os sistemas que utilizam canais de aspiração de reciclagem de ar.
O canal de aspiração de reciclagem de ar MVSS é eficiente em termos energéticos. A geometria aprimorada do canal de aspiração garante um fluxo de ar ideal em toda a largura do MVSS, evitando depósitos. Atendendo aos mais altos padrões de segurança alimentar, não há pontos mortos na entrada e o canal de aspiração é selado. O consumo de ar fresco é reduzido em até 90% e o consumo de energia em até 15%. Para produtos que não fluem livremente, está disponível um dispositivo alimentador que distribui o produto por toda a largura da peneira. (Com informações da Bühler Internacional).