Busca por certificação mobiliza orizicultores
Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte, Clóvis Terra, o cereal é referenciado há 30 anos pelo mercado e, por isso, os agricultores decidiram tentar comprovar o diferencial.
Os orizicultores do Litoral Norte mobilizam-se para conquistar a Denominação de Origem para o arroz produzido na região. Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte, Clóvis Terra, o cereal é referenciado há 30 anos pelo mercado e, por isso, os agricultores decidiram tentar comprovar o diferencial.
– A região tem microclima distinto do restante do Estado. O oceano e as lagoas internas propiciam menor amplitude térmica e o resultado é um produto com rendimento de grãos inteiros de 10% a 15% acima do restante do RS.
O dirigente foi um dos participantes da edição de sábado do ‘Correio Rural’, transmitido pela Rádio Guaíba AM 720. O gerente de marketing da Ricetec, Leandro Pasqualli, informou que a empresa apresentará, na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, um híbrido adaptado para as zonas temperadas do Estado do sistema Clearfield.
O consultor da Farsul Luiz Alberto Pitta Pinheiro observou que um dos assuntos da 35ª reunião da Comissão Sul-americana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), de 10 a 14 de março, em Porto Alegre, é o plano de metas para erradicar a doença. O presidente do Sindicato Rural da Capital, Cléber Vieira, disse que a 5ª edição da Fepoagro, de 27 a 30 de março, terá novidades e mostrará a produção da zona rural. O presidente da Fetag, Elton Weber, frisou a importância da participação de pequenos agricultores nos eventos.