Caal lança usina termelétrica de casca de arroz
Segundo a cooperativa, a usina é uma forma de buscar alternativas de aproveitamento dos subprodutos procedentes da industrialização do arroz.
A Cooperativa Agroindustrial de Alegrete (Caal) lança nesta sexta-feira (28) a pedra fundamental de sua usina termelétrica, com potência de 3,8 megawatts. O término da construção foi estimado para março de 2008, com inauguração prevista para julho e a geração, inicialmente, de 15 empregos. O ato terá a presença da governadora Yeda Crusius, do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado e do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer.
Segundo a cooperativa, a usina é uma forma de buscar alternativas de aproveitamento dos subprodutos procedentes da industrialização do arroz. A casca de arroz, que antes era descartada no meio ambiente, será transformada em energia, agregando valor à produção. Por ano, a estimativa é de que serão utilizadas 28 mil toneladas de casca, transformadas em energia. A pedra fundamental será lançada às 11h30min, na unidade industrial da BR 290, em Alegrete, e faz parte da programação da Interiorização do Governo do Estado.