Cachoeira cadastra 10 mil sacos de arroz para exportar
A União Central de Rizicultores (UCR) de Cachoeira do Sul (RS) já tem 15 produtores de arroz cadastrados como interessados na primeira carga de exportação do cereal.
A União Central de Rizicultores (UCR) de Cachoeira do Sul (RS) cadastrou hoje, entre 15 produtores de arroz do município, 10 mil sacos do cereal para colocar no processo de exportação. O presidente da UCR, Gilmar Freitag, está em busca de mais oferta de arroz para engordar a lista que está sendo preparada para confirmar o primeiro carregamento para fora do Brasil.
Os produtores de arroz de Cachoeira do Sul e cidades da região que estiverem interessados em exportar arroz devem procurar a UCR. O projeto de exportação do arroz produzido no Rio Grande do Sul está sendo coordenado por Federarroz, Irga e Farsul, buscando abrir este mercado e criar um mecanismo de balizamento do preço.
Na próxima segunda-feira, no auditório da Farsul, será feita uma reunião da cadeia produtiva do arroz para traçar os rumos do projeto de exportação. Segundo o presidente da UCR, o mercado externo estaria comprando o cereal a R$ 34,00 (saca de 50 quilos, em casca, com 58% de grãos inteiros). O valor é melhor que os praticados em Cachoeira do Sul, onde as negociações estão sendo fechadas a R$ 32,00 nos últimos dias.
A primeira exportação deverá acontecer no próximo mês, retomando uma negociação que há pelo menos duas décadas não acontece entre Brasil e o mercado externo. A primeira embarcação que deixará o Brasil com arroz deverá ser de pelo menos 20 mil toneladas (400 mil sacos de 50 quilos). Em todo o estado, a cadeia produtiva já identificou cerca de 250 mil sacos.