Cachoeira do Sul reduz a área com arroz

 Cachoeira do Sul reduz a área com arroz

Terra para arroz: lavoura com 30.929 hectares

A Capital Nacional do Arroz semeará quase 20 mil hectares a menos do que cultivava há duas décadas. Em contrapartida, a área de soja deve bater nos 150 mil hectares.

Conhecida internacionalmente como Capital Nacional do Arroz por seu pioneirismo tecnológico e em sistemas irrigados, e palco, a cada dois anos, da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) Cachoeira do Sul (RS) vai reduzir em mais 6,46% a área cultivada na temporada 2015/16. Na década de 90 o município chegou a cultivar quase 50 mil hectares do cereal, graças às várzeas e ao perfil cultural da região, onde a orizicultura já está presente há mais de 110 anos.

A lavoura de arroz cachoeirense deve ocupar 30.929 hectares nesta safra, o que significa uma queda de 6,46% na superfície semeada, de acordo com  um levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Na safra passada, os agricultores cultivaram uma lavoura de 33.068 hectares em Cachoeira e a produtividade média registrada foi de 7.099 quilos por hectare, o que significa 142 sacos.

O plantio foi aberto este mês e os produtores rurais já semearam 540 hectares em Cachoeira, o que representa 1,7% da intenção de plantio. O ideal é que toda área esteja semeada até meados de novembro, o que dificilmente ocorre. A chuva desta semana prejudica a entrada das máquinasna lavoura.

No estado, o plantio chegou a 61.766 hectares, o que representa 5,7% de uma intenção de 1.083.638. O destaque é Uruguaiana, que já semeou 22,05% da área desejada de 103.535 hectares.

Em contrapartida, o município deve tornar-se o maior em área cultivada com soja no Estado. Serão perto de 150 mil hectares semeados com a oleaginosa nesta temporada, cinco vezes mais área do que aquela direcionada ao arroz. No ano passado foram cultivados 133 mil hectares, considerando os ambientes de coxilha e de várzea. A região está entre as que concentram maior percentual de produtores arrozeiros endividados e tem uma das mais baixas produtividades do cereal entre as regiões gaúchas.

1 Comentário

  • Nenhuma surpresa arroz segue com preço abaixo do custo e soja um ótimo negócio, daqui uns tempos vamos começar a desmanchar os canais de irrigação pra plantar soja

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter