Cadeia produtiva gaúcha planeja marketing de consumo
A cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul se reúne nesta quarta-feira (17) na Farsul, em Porto Alegre, para promover um encontro especificamente com o objetivo de discutir estratégias para o aumento de consumo de arroz no Brasil.
O conjunto da cadeia produtiva de arroz do Rio Grande do Sul promove nesta quarta-feira (17) um encontro em Porto Alegre para dar a partida em um projeto de marketing para fomentar o aumento do consumo de arroz no Brasil. O encontro é aberto aos mais diversos segmentos da cadeia produtiva e acontecerá no auditório da Farsul.
O vice-presidente da Farsul, Francisco Lineu Schardong, que também preside a Câmara Setorial Nacional do Arroz, destaca que a autosuficiência brasileira na produção de arroz é um caminho sem volta e que por isso é preciso encontrar formas de equilibrar o mercado. As duas maneiras seriam exportando ou aumentando o nosso consumo interno, frisa. Um case com a experiência da cadeia da suinocultura para o aumento de consumo e suas novas estratégias será apresentada aos arrozeiros.
O tema já vem sendo tratado em duas outras instâncias. Na Câmara Setorial Nacional do Arroz já foi apresentado um projeto de marketing pela Embrapa Arroz e Feijão, que propõe um conjunto de ações para demonstrar as qualidades nutritivas e a importância do consumo de arroz na dieta brasileira. A campanha casa arroz e feijão. No Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) também é desenvolvido o projeto Marketing do Arroz, integrante do Programa Arroz/RS e que deverá apresentar as principais linhas de ação na Expointer. O programa está em fase de viabilização e conta com uma comissão formada por técnicos do instituto, consultores e parceiros de universidades.
As principais pesquisas realizadas nos últimos anos indicam que há uma redução no consumo de arroz percapita no Brasil, mas que o volume de consumo se mantém estabilizado pelo crescimento populacional. No IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, realizado na semana que passou em Santa Maria, foi possível identificar diversos usos alternativos para o arroz e farinhas de arroz, que possibilitariam o aumento do consumo interno. Este tema será abordado pelo Irga na Casa do Arroz, durante a Expointer.
A cadeia produtiva gaúcha também defende a idéia de que as cadeias do Uruguai e da Argentina desenvolvam ações neste sentido, pois enquanto o consumo percapita brasileiro é de 52 quilos/habitante/ano segundo dados da FAO nestes países não passa de 15kg/habitantes/ano. Um aumento no consumo destes três países é importante para eqüalizar o mercado.