Caixa eletrônico de arroz doa comida para pessoas afetadas pelo novo coronavírus no Vietnã
Mulher usa o caixa eletrônico de arroz para encher uma sacola de plástico
Iniciativa, criada por empresário local, doa 1,5 quilo do alimento para famílias em estado de vulnerabilidade social.
O Vietnã está sofrendo grandes impactos econômicos e sociais devido à crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Mas algumas iniciativas estão surgindo para oferecer acalento para a população. Em resposta ao fechamento do comércio, caixas eletrônicos de arroz estão sendo usados para apoiar os habitantes locais.
Disponível nas cidades de Hanoi, Ho Chi Minh e Hue, os aparelhos doam 1,5 quilo do alimento para cada cidadão, provendo uma base para a alimentação das famílias mais vulneráveis. Segundo o jornal Hanoi Times, no último sábado cerca de 700 pessoas receberam arroz por meio dessas máquinas.
Em Hanoi, os caixas eletrônicos abrem das 8 horas atè 17 horas. Já em Ho Chi Minh, os aparelhos funcionam 24 horas por dia. Os alimentos são por meio de doações e a estimativa é que os estoques contem com mais de 10 toneladas.
"Esta iniciativa tem sido muito útil. Com este único saco de arroz, podemos ter alimento o suficiente para um dia", diz o Nguyen Thi Ly em entrevista para a Reuters. "Agora, só precisamos de outra comida para complementar nossas refeições. Às vezes nossos vizinhos nos doam algumas sobras de comida, ou recorremos aos macarrões instantâneos". A família de Nguyen, que conta com cinco pessoas, vive em Ho Chi Mihn e está sem renda desde que o patriarca perdeu seu emprego.
O projeto foi elaborado pelo empresário Hoang Tuan Anh. Anteriormente, ele já havia doado campainhas inteligentes para ajudar no atendimento de pacientes nos hospitais de Ho Chi Minh.


