CaixaRS tem recursos para armazenagem e irrigação

A apresentação foi do coordenador regional da CaixaRS na Zona Sul, Antonio Carlos Cardoso dos Santos. Segundo ele, há um déficit de 85% na armazenagem de grãos no Rio Grande do Sul, onde apenas 15% dos produtores detêm silos e armazéns na propriedade e esse é um fator que incide negativamente nos preços de comercialização.

A Agência de Fomento CaixaRS dispõe de recursos para financiar investimentos em armazenagem e irrigação para a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul com taxas de juros diferenciadas e sem pacotes que exigem investimentos acessórios. O recado foi dado a uma platéia de aproximadamente 150 integrantes da cadeia produtiva do arroz durante o Balcão de Negócios coordenado pela Vice-Presidência de Mercados e Políticas Agrícolas da Federarroz, nesta quinta-feira, na programação da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A apresentação foi do coordenador regional da CaixaRS na Zona Sul, Antonio Carlos Cardoso dos Santos. Segundo ele, há um déficit de 85% na armazenagem de grãos no Rio Grande do Sul, onde apenas 15% dos produtores detêm silos e armazéns na propriedade e esse é um fator que incide negativamente nos preços de comercialização, pois o produtor de arroz, principalmente, não tem completo domínio de seus estoques e terá custos maiores com transporte, armazenagem em terceiros, entre outros fatores.

Para ilustrar, Santos explicou que a Argentina tem 45% de armazenagem de grãos nas propriedades e nos Estados Unidos e Canadá, essa taxa varia entre 70% e 80%. Em 2009, a CaixaRS financiou 117 projetos que orçaram R$ 89 milhões. Na área de arroz, a capacidade de armazenagem em 2009 foi ampliada em 8,3 milhão de sacas com projetos desta Agência de Fomento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter