Camaquã realizará a 20ª Abertura da Colheita

Restinga Seca também disputou a indicação e vai sedir a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em 2011.

O município de Camaquã, na Planície Costeira Interna à Lagoa dos Patos, realizará a 20ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de quatro a seis de março de 2010. A decisão foi referendada na tarde desta quinta-feira, em reunião da Federarroz, dentro da programação da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O presidente da Associação de Arrozeiros, José Carlos Gross, e o vice-presidente Regional da Federrarroz, Juarez Petry, defenderam a proposta vencedora.

O município de Restinga Seca também entrou na disputa, com proposição defendida pelo presidente da Associação de Arrozeiros, Cláudio Possobon e o vice-presidente da Federarroz na Depressão Central, Gilmar Freitag. Em razão da melhor infra-estrutura atual e por um acordo de cavalheiros entre os dois municípios candidatos, ficaram decididas as sedes de 2010 e 2011. Restinga Seca retirou a candidatura para 2010 com a garantia de realizar o evento em dois anos e de melhorar e ampliar a estrutura do parque municipal.

Segundo José Carlos Gross, a Associação dos Arrozeiros de Camaquã tem 80 associados e meta de chegar a 150 até o final do ano. O município planta 39 mil hectares de arroz, de um total de 136 mil da Planície Costeira Interna. Afora isso, conta com seis das maiores indústrias de arroz do Brasil, concentra mais de 80% do arroz beneficiado exportado pelo País e tem o maior perímetro irrigado por barragem (Barragem do Arroio Duro).

O evento acontecerá no Parque do Sindicato Rural, que dispõe de 18 hectares e toda a infraestrutura para concentrar a vitrine tecnológica e os estantes e auditórios no mesmo local. Juarez Petry informou que o foco deste evento será a exportação, considerando as características de pólo industrial e próximo do Porto de Rio Grande do município de Camaquã.

O vice-prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salerno, afirmou que durante estes dois anos o município, que está na região que é berço da produção de arroz no Rio Grande do Sul e concentra o maior número de lavouras e produtores, irá criar a estrutura necessária para realizar uma grande abertura da Colheita. “Podem se agendar para a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Nós já estamos dando início aos preparativos hoje”, avisou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter