Camaquã (RS) se torna referência em tecnologia para o arroz
Vitrine Tecnológica da 21ª Abertura da Colheita foi plantada nesta quinta-feira, em Camaquã (RS) com o que há de melhor em conceitos de alta produtividade e qualidade de grão.
As 11 principais empresas e centros de pesquisas na área de insumos e tecnologias para o arroz concluíram na tarde desta quinta-feira o plantio da Vitrine Tecnológica da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. No total foram cultivadas 13 parcelas com o que há de mais moderno e eficiente em fertilizantes, defensivos, sistemas, equipamentos, manejo e material genético para demonstração de resultados aos produtores, técnicos, industriais e demais interessados que acompanharem o evento que acontece de 24 a 26 de fevereiro, em Camaquã (RS). O evento é uma promoção da Federarroz e da Associação de Arrozeiros de Camaquã.
Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, no total foram formadas 13 parcelas de área de demonstração tecnológica em orizicultura, sendo que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Embrapa Clima Temperado participarão igualmente com duas parcelas cada um. As entidades promotoras receberam os representantes dos centros de pesquisas e empresas de insumos com um almoço típico, que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre técnicos e convidados, com o destaque para a presença do prefeito Ernesto Molon, o presidente do Sindicato Rural, Flávio Garcia, representantes da Associação de Usuários da Barragem do Duro, Banco do Brasil e imprensa regional.
Participarão da Vitrine Tecnológica da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz as seguintes empresas: Basf, Bayer, Cooplantio, Dow AgroSciences, Dupont, Embrapa Clima Temperado, FMC, Iharabras, Irga, RiceTec e Syngenta. A parte final da lavoura onde acontecerá a solenidade oficial de abertura da colheita do Brasil, também no Parque do Sindicato Rural de Camaquã, próximo da Vitrine Tecnológica, teve sua semeadura concluída também nesta quinta-feira. Além das tecnologias do Projeto 10, foram utilizadas sementes de alto rendimento, no caso a variedade Irga 423. A Lavoura da Abertura e Vitrine Tecnológica 2011 serão conduzidas pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Camaquã com assessoria técnica do IRGA e apoio da AUD na infra-estrutura de irrigação.