Câmara Setorial do Arroz/RS retoma discussões de custos, preços e exportações
(Por Seapdr) A Câmara Setorial do Arroz (CSA) do Rio Grande do Sul foi reativada oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º/12) com uma reunião presencial no auditório da sede do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Porto Alegre. Pelo Irga, participaram o presidente Rodrigo Machado; o diretor comercial, João Batista Gomes; e a diretora técnica, Flávia Tomita. O encontro contou ainda com a participação do coordenador-geral das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Paulo Lipp, e do assessor técnico Valdomiro Haas.
Entre os temas discutidos neste primeiro encontro estavam o novo regulamento interno da CSA, escolha do coordenador da Câmara, tributação de ICMS sobre o arroz em outros estados, custos de produção, preço mínimo do arroz e política de exportação.
O presidente do Irga agradeceu pela participação dos representantes de entidades ligadas à cadeia orizícola. “Consideramos a reativação da Câmara Setorial como um passo fundamental. E por isso, nós do Irga, estamos honrados em sediar essa primeira reunião nesta retomada das atividades. Aqui no instituto gostamos de discutir e participar das soluções. E sabemos que precisamos encontrar soluções em conjunto para o arroz gaúcho, produto que é muito importante para a economia do Estado”, comenta Rodrigo Machado.
A última reunião da CSA havia sido realizada em abril do ano passado. Com a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), as atividades foram suspensas. A decisão pela retomada dos trabalhos da Câmara foi tomada no dia 8 de novembro, em reunião realizada na SEAPDR.
As Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPDR se constituem em fóruns de representação e proposição das cadeias produtivas do agro gaúcho. O seu objetivo principal é identificar gargalos do processo produtivo e criar estratégias de ação para a solução dos mesmos; identificar oportunidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas; definir, orientar e discutir políticas, estratégias e diretrizes.
Compareceram representantes das seguintes entidades ligadas ao setor: Federarroz, Farsul, Câmara Nacional do Arroz, Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Apassul, Núcleo dos Produtores de Sementes, Embrapa, Famurs, Conab, Sindarroz, Sindapel, Associação dos Arrozeiros de Pelotas, Associação dos Celíacos do Brasil e Emater-RS.