Câmara setorial reforça necessidade de mecanismos e salvaguardas

A expectativa do setor é de que o ministro substituto da Agricultura, Ivan Wedekin, anuncie neste domingo, em Dom Pedrito, estes mecanismos.

A reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, realizada na tarde deste sábado (26) nas dependências do Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, integrando a programação da 15ª Abertura da Colheita Oficial do Arroz, ratificou a posição do setor em exigir salvaguardas imediatas para o ingresso de produto do Mercosul e de terceiros países e também reafirmar a necessidade de mecanismos de comercialização para dois milhões de toneladas de arroz no Rio Grande do Sul. Somente este estado é responsável por 50% da produção nacional.

Com a presença de representantes do Governo Federal e da cadeia produtiva do arroz, além de deputados federais e estaduais, a Câmara Setorial reforçou o pleito arrozeiro sobre a necessidade de que sejam implementados mecanismos de comercialização para 2 milhões de toneladas de arroz, sendo um milhão no sistema de contratos públicos de opção e outro um milhão em contratos privados. O setor pretende desenvolver esforços no sentido de garantir um preço de exercício de R$ 30,00 para estes contratos, com um prêmio de R$ 4,00 por saco de 50 quilos.

A expectativa do setor é de que o ministro substituto da Agricultura, Ivan Wedekin, anuncie neste domingo, em Dom Pedrito, estes mecanismos.

Os produtores reforçaram a expectativa de que o vice-presidente da República, José Alencar, sinalize para a confirmação de salvaguardas pelo país para o ingresso de arroz do Mercosul e de terceiros países. Os arrozeiros gaúchos entraram com uma petição administrativa solicitando uma sobretaxa de 50% sobre os preços de entrada do arroz importado com argumentos como a concorrência desleal do Mercosul, que paga menos impostos e tem incentivos fiscais para exportar. “Acreditamos que este é o passo inicial e confiamos em uma decisão rápida”, informou o presidente da Federarroz, Valter José Pötter.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter