Camil compra a Villa Oliva Rice, no Paraguai
(Por InfoMoney) A Camil (CAML3), já consolidada na liderança de beneficiamento de arroz no Brasil, deu mais um passo em seus planos de expansão internacional e anunciou a aquisição, de forma indireta, do grupo Villa Oliva Rice, do Paraguai. A operação envolve a compra de 80% das ações do grupo pelo membro da família controladora e atual presidente da Camil, Luciano Quartiero.
O valor da transação não foi divulgada pela Camil. Mas na estrutura anunciada, Quartiero vai comprar as operações da Villa Oliva Rice, incluindo as fazendas de produção de arroz e os ativos de industrialização e comercialização do grão.
Posteriormente, o empresário vai vender toda a parte industrial para a Camil. “A aquisição integral das sociedades diretamente pelo senhor Luciano Quartiero se fez necessária para adequação do plano estratégico da Camil e para cumprir com as exigências legais existentes na República do Paraguai”, explica a empresa. Essas leis tratam da aquisição de terras agrícolas em áreas de fronteira do país.
Segundo a página da Villa Oliva Rice na internet, o grupo nasceu em 2014 e produz cerca de 70 mil toneladas de arroz por ano. A Camil não deu mais detalhes sobre a operação, que não vai ser submetida aos acionistas, por não se enquadrar nos parâmetros determinados pela Lei das S.A. Atualmente, cerca de 70% do arroz produzido e beneficiado pela Villa Oliva Rice é remetido para o Brasil, em especial São Paulo e Minas Gerais, estados aonde tem vantagens competitivas e tributárias.
As origens da empresa têm forte ligação com o Brasil, pois foi fundada com capital brasileiro. A empresa já teve como um dos acionistas o empresário Washington Cinel, que a vendeu para outro grupo, do qual agora o presidente da Camil está adquirindo. A empresa brasileira já tem operações no Uruguai, Chile e Peru na área de arroz.