Campanha para resgatar o consumo de arroz e feijão

Os principais objetivos da campanha, intitulada “Arroz e Feijão, o Par Perfeito”, é mudar a percepção das pessoas quanto aos valores nutricionais destes grãos, estimular o consumo e reforçar a percepção que o brasileiro tem a respeito da mistura entre eles.

A queda no consumo interno de arroz e feijão levou a professora Beatriz da Silveira Pinheiro, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, a defender, em audiência na Câmara dos Deputados, a intensificação de uma campanha desenvolvida pela estatal desde o início da década de 2000. Os principais objetivos da campanha, intitulada “Arroz e Feijão, o Par Perfeito”, é mudar a percepção das pessoas quanto aos valores nutricionais destes grãos, estimular o consumo e reforçar a percepção que o brasileiro tem a respeito da mistura entre eles.

– O objetivo da campanha é resgatar parcialmente os hábitos – afirmou.

Dados do levantamento da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares indicam que a aquisição alimentar domiciliar anual teve um decréscimo percentual de 46% do arroz e 37% do feijão, em relação ao mesmo período de 1975. A pesquisa foi feita em 2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisas mais recentes confirmam queda no consumo dos dois produtos nos últimos anos, disse a pesquisadora.

Uma das causas atribuídas a essa queda é a mudança de hábito da população, sobretudo nos centros urbanos, com a proliferação de restaurantes a quilo e o aumento de consumo de produtos industrializados. Ela também lembrou que as mudanças socioeconômicas levaram as mulheres a trabalhar fora.

– Dificilmente as famílias se reúnem para almoçar ou jantar. Os hábitos alimentares mudaram – disse.

De acordo com a chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, a tendência de queda no consumo varia de região para região, de faixa salarial e entre as áreas urbana e rural.

A região Sul, por exemplo, é a que mais produz e a que menos consome os dois produtos. Nos últimos anos, o consumo de arroz caiu de forma mais acentuada na região Centro-Oeste. No Nordeste, foi a demanda por feijão que diminuiu. A audiência pública foi promovida pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Educação e Cultura; e de Seguridade Social e Família para discutir o valor nutricional e os benefícios à saúde do consumo de arroz e feijão e as políticas de estímulo à produção dos dois grãos.

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